Por que eu preciso atualizar meu navegador?

Com o passar dos anos, a tecnologia se aprimora tanto para lado do bem quanto para o lado do mal. Hoje em dia, é dificil encontrar alguém que tenha receio de movimentar sua conta do internet banking ou que realize alguma compra online com medo de que algo possa sair errado. Toda essa segurança e confiança adquirida vem dos esforços das grandes empresas produtoras de antivirus que se atualizam constantemente, varrendo a web atrás de possíveis ameaças para os computadores.

Mas o que, às vezes passa despercebido, é que além dos programas, existem também a contínua melhora dos sistemas operacionais (Windows XP, Vista e agora o Windows 7 são alguns exemplos) na questão da segurança, afinal a cada dia que passa surge novas ameaças que desafiam toda a proteção que envolve os programas e os sites da internet. E além deles, existe também uma peça, a mais importante de quando falamos em segurança na internet, o navegador.

Embora ele seja renegado a um segundo plano, o navegador web (web browser) é responsavél por deixar todos nós mais tranquilos quando mexemos na internet alheia. É ele quem processa todas as informações e faz com que o conteúdo armazenado em algum servidor se apresenta de um modo compreensivél a qualquer pessoa. A rapidez com que ele faz isso, seu desempenho, além da sua flexibilidade e claro sua segurança são alguns dos fatores que fazem com que um determinado navegador ganhe mais a prefêrencia das pessoas.

Atualmente existem inúmeros produtos dessa categoria para download, os mais famosos são o Internet Explorer (da Microsot), o Mozilla Firefox (da Mozilla Foundation), o Google Chrome (do Google) e o Safari (da Apple). Cada um tem seus pontos fortes e fracos, mas em um panorama geral o Firefox está ganhando mercado a frente dos outros navegadores mesmo que ainda falte muito para alcançar o Internet Explorer da Microsoft, de longe o mais usado já que vem pré instalado nos pcs.

Como eu sei que o meu navegador é seguro?

Existe uma maneira muito simples: mantendo-o atualizado. As empresas disponibilizam gratuitamente as versões mais novas dos seus softwares para download. Basta entrar no site do navegador que você utiliza e atualiza-lo, o processo é muito semelhante a uma instalção normal, portanto não é necessário nenhum conhecimento especial. Alem do quesito segurança, atualizar seu navegador fará com que a navegação na web seja mais suave e mais rápidas, já que grandes sites como o Orkut, por exemplo, já deixaram de suportar navegadores antigos. Por esses motivos, não deixem de atualizar e assim aproveitar melhor o que a internet está oferecendo de novidade a cada dia.

Links para a atualização dos navegadores.

Internet Explores 8 – http://www.microsoft.com/brasil/windows/internet-explorer/

Mozilla Firefox 3.5 – http://br.mozdev.org/firefox/download.html

Google Chrome - http://www.google.com/chrome

Safari 4 – http://www.apple.com/safari/

Um comentário para “Por que eu preciso atualizar meu navegador?”

  1. Jonatas Cezarino disse:

    Gostamos da iniciativa e da facilidade do texto. Parabéns! Notificamos que vamos re-utilizar para juntos induzir a mudança as pessoas, facilitando assim a vida dos web-designers e tambem visando as questões de segurança. Mais uma vez parabéns!

Deixe um comentário